Mais sobre como AutoUncle avalia os carros...

A cotação AutoUncle é baseada em estatística em vez de conselhos de especialistas. A lógica da cotação, é fácil de seguir. Tudo depende na extracção de informação sobre o mercado atual de preços.

O processo de cotação, consiste em três passos:

  1. Sondagem: O carro anunciado é sondado com informação factual.
  2. Validação: Erros na informação inserida são corrigidos
  3. Estimativa: Baseado em carros similares para venda, o preço de mercado é calculado.

1. Sondagem

Informação como o ano do carro, quilómetros, equipamento e ar condicionado que podem ser escritos de maneiras diferentes são análisados. A fase de sondagem considera esta possibilidade, fazendo com que o preço de mercado calculado seja real.

2. Validação

A validação verifica se os dados inseridos são realistas. Por exemplo, a quilometragem do carro é verificada comparando com o ano do veículo. Durante esta fase, procede-se ainda ao preenchimento de dados em falta - por exemplo, cilindrada do automóvel.

3. Estimativa:

O último passo é o cálculo do preço de mercado. Neste cálculo, uma comparação estatística entre cada carro e carros que são semelhantes em preço, ano, quilometragem e equipamentos é realizada. No total, cada carro é comparado em média em 100 características diferentes.

Como é que informação factual como o ano, quilometragem e equipamento afecta o valor do carro?

Em princípio, o algoritmo AutoScore faz o mesmo que você faz. Quando está sentado em casa, atrás do ecrã a comparar carros diferentes em preço, quilometragem, equipamento, etc - a única diferença é que aqui, a comparação é feita estatisticamente.

Por exemplo:

Imagine que tem 20 carros, que são idênticos - exepto em três coisas: preço, quilómetros e ar condicionado. No gráfico em baixo, tem 10 carros com ar condicionado (azuis) e 10 sem ar condicionado (vermelhos). O gráfico mostra duas coisas interessantes. Primeiro, existe uma relação entre perguntar o preço e os quilómetros. Quanto mais elevado o número de quilómetros, menos se pergunta o preço. Segundo, verificamos que carros com ar condicionado (azuis), tem mais perguntas sobre preço do que os vermelhos sem ar condicionado. A diferença entre a linha azul e a linha vermelha, é o valor que o mercado associa ao ar condicionado.

Autoscore graphic.en

O algoritmo da AutoUncle funciona da mesma maneira que uma pessoa ao comparar modelos, quilómetros e equipamento. A única diferença é que AutoUncle é capaz de comparar em diversos parâmetros e com milhares de carros.

AutoScore ajuda-o a fazer o que já tenta fazer - encontrar informação sobre o preço de mercado.