Fiat Panda
Vantagens
- O teto alto faz-nos sentir num carro espaçoso.
- Boa qualidade de construção.
- A Terceira geração trouxe consigo excelentes opções de motor.
Desvantagens
- O interior do Pando traz com ele um sentimento de “barato”.
- Falta de opções de equipamento comparado com os rivais.
Descrição
O Fiat Panda é a marca registada de hatchback na Europa, devia saber o que esperar deste modelo. De certeza que preenche todos os requisitos de estilo elegante, custos operacionais e um estilo kart que é perfeito para uso urbano.
Segunda Geração Fiat Panda (2003 - 2012):
O successor do Seicento – a segunda geração Panda – é impossível de comparar com a engenharia do primeiro Panda de quase há dez anos atrás. Isto, é provavelmente bom. Enquanto mantendo um estilo compacto, e custos de manutenção baixos, a segunda geração junta ainda uma boa qualidade de construção, um interior elegante e uma direcção precisa.
A gama de motores é gigante, tendo doze edições diferentes começando com os 1.1, 1.2 e 1.3. Dada a pequena dimensão do carro, todos eles são adequados para a condução urbana e até mesmo o 16v, 1.3 tem um consumo razoável. Viagens de longa duração não são de todo para o Panda. O seu teto alto dá a ilusão de espaço, mas este pequeno carro não é construído para tantos quilómetros de uma só vez.
Ao longo dos nove de produção, o Panda foi sujeito a pelo menos três revisões na gama, sem mencionar o lançamento de dez edições especiais! A revisão de 2005 deu a toda a gama ABS como equipamento básico, a revisão de 2007 melhorou os estofos e a grande revisão de 2009 melhorou os motores 1.1 e 1.2 com os novos modelos “Eco”.
Terceira Geração Fiat Panda (A partir de 2012):
Uma década após algumas mudanças na revisão de 2009 a terceira geração Panda foi lançada. Já era altura para uma nova evolução. Utilizando a nova plataforma urbana, o trabalho da Fiat no Panda foi uma das mais agradáveis da história. A gama de propulsores é menor, mas mantém ainda os três básicos. O motor de 1 litro foi substituído por um motor inovado 0.9 litros, ou seja, o motor trabalha a 0.9,1.1 e 1.2 litros. A eficiência de consumo no 0.9 é legendária e ainda apontado muitas vezes como o motor perfeito para cidade.
Os acabamentos são melhorados mas ainda básicos, como esperado num carro para pequenos orçamentos. Toda a gama é pequena em termos de ferramentas e acessórios, oferecendo a opção de GPS nas modelos premium. Considerando a utilidade do GPS em cidade, fica como uma falha num carro desenhado para utilização urbana.
Conclusão
O VW up! e o Ford Ka, são simplesmente melhores de conduzir do que o Panda. Dito isto, se vai alugar um carro para um curto período de tempo e está interessado em obter bons níveis de consumo em cidade, o Panda é uma boa escolha. Certifique-se que aluga um dos Pandas com os níveis de acabamento mais elevados visto que as opções mais baixas desapontam um bocado em termos de equipamento.